A Imagem, a idéia, o símbolo

Pequeno recorte sobre o que são as imagens, idéias e símbolos do livro O que é imaginário de Laplatine e Trindade.

Imagens são construções baseadas nas informações obtidas pelas experiências visuais anteriores. Nós produzimos imagens porque as informações envolvidas em nosso pensamento são sempre de natureza perceptiva.

Imagens não são coisas concretas mas são criadas como parte do ato de pensar. Assim a imagem que temos de um objeto não é o próprio objeto, mas uma faceta do que nós sabemos sobre esse objeto externo.

[...]

As idéias são representações mentais de coisas concretas ou abstratas. Essas representações nem sempre são símbolos, pois como as imagens podem ser apenas sinais ou signos de referência, as representações aparecem referidas aos dados concretos da realidade percebida.

[...]

Tanto a imagem como o símbolo constituem representações. Essas não significam substituições puras dos objetos apresentados na percepção, mas são, antes, reapresentações, ou seja, a apresentação do objeto percebido de outra forma, atribuindo-lhe significados diferentes, mas sempre limitados pelo próprio objeto que é dado a perceber. É necessário examinar a natureza mesma da relação social na qual a representação, como imagem ou símbolo irá atuar.

(pp. 10-14)

Fonte:

LAPLATINE, François; TRINDADE, Liana. O que é imaginário. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1996.

Download do livro

About these ads
Esse post foi publicado em Imaginários, Teorias e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Imagem, a idéia, o símbolo

  1. Mauro Marx disse:

    Interessante o post. A iconografia até pouco tempo atrás era pouco explorada, porém cada vez mais ela vem crescendo diante das imensas possibilidades de se pesquisar assuntos baseado em imagens ou embasando/acrescentando teses ou idéias a partir delas.
    As imagens além de muitas vezes falarem por si próprias e configurarem um documento\prova indiscutiveis são também, sem dúvidas, produto de ideologias e construção do homem a favor ou contra determinada posição.
    Saudações!

  2. André HP disse:

    Imagem tem bastante relação com fixação ideológica. A semiótica se ocupa de estudar detidamente um pouco disso.

    Achei o blog pelo “Punk Brega” e gostei bastante. Dê uma visitadinha no meu, acho que temos posturas editoriais semelhantes – mesmo que eu raramente use de referências cientifico-teóricas nele.

    Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s